Quando a galera está reunida, nada melhor do que uns joguinhos para descontrair e divertir ainda mais o pessoal, né? No post de hoje, vou dar algumas dicas e ensinar alguns jogos legais pra jogar em grupo e que não precisam de muitos materiais. Então, continue lendo para aprender e ensinar a galera! 😉

Nesse post, os jogos que iremos ver são: Detetive, Anagrama, Stop, Forca, Lobisomem, Pontinhos e Rótulo! Tem algum que você ainda não conhece? Então vem comigo, que eu vou te explicar direitinho como se joga cada um deles!

Passo a passo dos jogos

DIY

Jogo Número 1 – Detetive: Nesse jogo, serão necessárias, no mínimo, 5 pessoas. Os jogadores devem pegar pedaços de papel de acordo com o número de jogadores. Depois disso, escrever “detetive” em um dos papeis, “assassino” em outro e, nos que sobrarem, escrever “vítima”. A seguir, eles devem dobrar todos os papeis, embaralhá-los e jogá-los na mesa e, depois, cada participante deve pegar um papel aleatoriamente para começar a brincadeira, que acontece da seguinte forma:
Assassino: sua função é “matar” a vítima. Assim que o assassino escolher sua vítima, ele deve piscar para ela. Seu objetivo é eliminar todas as vítimas sem que o detetive descubra que ele é o assassino.
Detetive: o papel do detetive é “prender” o assassino. Ele deve estar atento ao jogo e tentar perceber quem está matando (piscando) as vítimas. Quando o detetive descobrir quem é o assassino, ele deve apontar para a pessoa e dizer “preso em nome da lei”.
Vítima: a vítima deve estar atenta ao jogo e, caso o detetive pisque para ela, ela devera dizer “morri”, e permanecer em silêncio no jogo, sem dar qualquer dica para os demais jogadores sobre quem é o assassino.

Jogo Número 2 – Anagrama: Escolha alguma palavra e escreva-a no topo da folha. Em seguida, cada jogador deve formar outras palavras, usando apenas as letras existentes na palavra escolhida no inicio do jogo. Quando nenhum jogador souber mais alguma palavra, o jogo será finalizado. Para saber quem ganhou o jogo, os participantes devem contar quantas letras tinham nas palavras que cada jogador formou e fazer a soma delas: ganha o jogador que tiver usado mais letras.

Jogo Número 3 – Stop: Para começar, os jogadores devem definir algumas categorias (ex: nome, animal, cor, comida, cidade…) e, para definir uma letra, os jogadores devem escolher números aleatórios e colocar nos dedos. Então, um dos jogadores “conta” o alfabeto nos dedos expostos, e a última letra a ser pronunciada por ele será a letra daquela rodada do jogo. Cada jogador deverá preencher sua tabela com palavras correspondentes às categorias escolhidas e as palavras deverão começar com a letra definida na rodada. O primeiro jogador que terminar de preencher a tabela deve dizer “stop” e todos os outros jogadores devem respeitar e parar imediatamente de escrever. Todos devem falar as palavras que colocaram em cada categoria. Caso a palavra tenha sido usada por mais de uma pessoa, a pontuação naquela categoria de todos que usaram a mesma palavra será de 5 pontos e quem colocou uma palavra que não foi usada por mais ninguém, receberá 10 pontos. Ao final da brincadeira, basta somar todas as pontuações. Quem fizer mais pontos ganha o jogo.

Jogo Número 4 – Forca: O jogador que for iniciar o jogo deve escolher uma palavra que pode ser decidida por categoria e ele não deve contar a ninguém a palavra escolhida. A seguir, em uma folha, ele deverá fazer riscos, um ao lado do outro, de acordo com a quantidade de letras que tem na palavra escolhida por ele e, ao lado, desenhar uma forca. O adversário deverá falar as letras que ele acha que há na palavra escolhida. Caso tenha a letra dita por ele, o jogador que escolheu a palavra coloca a letra no risquinho correspondente a ela e, caso não tenha, ele deve desenhar uma parte do corpinho do boneco na forca. Se a palavra for completada antes de formar todo o corpo do boneco, o jogador que completou a palavra ganha, mas, caso o corpo seja formado antes de completar a palavra, o jogador que escolheu a palavra é quem vence.

Jogo Número 5 – Lobisomem: Esse jogo também pode ser jogado a partir de cinco pessoas. Separe pedaços de papel de acordo com a quantidade de jogadores e escreva “narrador” em um, “lobisomem” em outro e, nos que sobraram, escreva “aldeões”. O jogo funciona da seguinte maneira:
Narrador: Ele terá a função de narrar o jogo. Todos os jogadores devem ficar de cabeça baixa, à espera dos comandos do narrador, que são “lobisomem acorda”, “lobisomem dorme”, “cidade acorda”, “cidade dorme”. Depois disso, ele deverá anunciar quem foi a vitima escolhida pelo lobisomem e iniciar a discussão sobre quem é o lobisomem.
Lobisomem: Quando o narrador mandar, ele deve levantar a cabeça e escolher sua vítima e, claro, tentar se defender se for acusado de ser o lobisomem. Caso não o acusem até acabarem as vítimas, ele ganha o jogo.
Aldeões: No decorrer do jogo, os aldeões devem ficar de cabeça baixa e olhos fechados, sempre seguindo os comandos do narrador e tentar descobrir quem é o lobisomem. Caso eles descubram, a vitória é deles.

Jogo Número 6 – Pontinhos: Faça 10 pontinhos em uma folha, dando distância entre um e outro, e refaça em mais 9 linhas o mesmo procedimento e mesma direção. Cada jogador deverá fazer uma linha, juntando os pontinhos, um de cada vez. O jogador que conseguir fechar um quadrado deve colocar sua inicial dentro do quadrado e poderá jogar novamente. Vence o jogador que conseguir fechar o maior número de quadrados.

Jogo Número 7 – Rótulo: Escreva em pedaços de papeis os rótulos (ex: triste, feliz, chorão…), dobre, embaralhe, deixe que cada jogador pegue um papelzinho e, sem olhar o que está escrito, cole o papel na testa usando uma fita adesiva. Os jogadores deverão interagir uns com os outros, sem usar palavras, de acordo com o que representa o que estiver grudado na testa do jogador com quem ele estiver interagindo. No final, cada jogador deverá falar o que acha que está escrito na sua testa, ganha quem acertar!

Para que você entenda ainda melhor as brincadeiras e não fique nenhuma dúvida, vou deixar aqui embaixo um vídeo da Buba explicando e jogando esses jogos com uma turminha! ⬇️

Materiais utilizados no vídeo:

  • Papéis;
  • Canetas Stabilo;
  • Fita adesiva.

O que você achou desses jogos? São muito legais para que o pessoal se divirta offline! E o mais legal de tudo é que crianças, adolescentes, jovens e adultos podem jogar e vão amar! São ótimos para momentos em família, festinhas, quando os amigos estiverem reunidos… Sempre que você quiser dar uma animada no ambiente! Hahaha

Conta aí pra gente se tem algum jogo que você ainda não conhecia e qual você mais gostou! Se tiver alguma dúvida, pode mandar também! Espero que tenham gostado dessas dicas de brincadeiras! Vou ficando por aqui, beijinhos e até o próximo post!

@drikagreen